O tema aposentadoria está nos holofotes da imprensa há tempos. Principalmente, pelas mudanças que a reforma da previdência trouxe para os trabalhadores que um dia pensam em se aposentar pelo Instituto Nacional de Seguridade Social. Porém, quando o assunto é aposentadoria, não precisamos nos limitar ao benefício de direito que todo trabalhador tem, caso se enquadre nas regras vigentes.
Aposentadoria é o provimento mensal que alguém recebe quando para de trabalhar. Ela, normalmente, é paga pelo INSS e é um direito a cada trabalhador que contribuiu mensalmente a vida inteira para depois usufruir deste rendimento. Porém, sabemos que independentemente do cargo e função, este provimento não é tão grande assim – não traz a independência financeira de quem quer ficar tranquilo depois de passar a vida inteira trabalhando.
Assim, a recomendação é que desde bem cedo você já pense em poupar alguma coisa pensando na sua longevidade. E não estamos nem falando de um produto como um plano de previdência privada, mas sim, na ideia de que quanto mais cedo você começar a guardar um pouquinho, pensando no longuíssimo prazo, mais você acumulará.
E, a recorrência de economizar algo acrescida de boas escolhas de onde investir, garantindo que seu dinheiro tenha um bom rendimento, pode lhe trazer tranquilidade para curtir a vida quando você parar de trabalhar – independente da legislação vigente.
Você já parou para pensar na sua aposentadoria? Conta pra gente como você planeja estar quando parar de trabalhar?